Visite Parque Nacional Peneda-Gerês Porta do Mezio
área de menu central (partilhada)
Fundado em 1971 o Parque Nacional da Peneda-Gerês está classificado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, é a única Área Protegida a nível nacional com a categoria de Parque Nacional, inserido no Noroeste da Península Ibérica, fazendo fronteira com a Galiza. O Parque Nacional da Peneda-Gerês integra o espaço territorial de cinco concelhos distintos da Região Norte de Portugal - Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
Esta Área Protegida, desenvolve-se desde a Serra da Peneda até à Serra do Gerês, estende-se desde o Planalto de Castro Laboreiro, a Norte, ao Planalto da Mourela, a Este, constituindo um anfiteatro de elevado interesse geológico, que para além de integrar as Serras da Peneda e do Gerês compreende também a Serra do Soajo e a Serra Amarela, com cotas localizadas acima dos 700 metros, podendo chegar aos 1545 metros de altitude nos pontos mais elevados.
O Parque Nacional é o habitat de 117 espécies endémicas da Península Ibérica e de 2 exclusivas desta área. Na fauna, destacam-se 204 espécies protegidas a nível nacional e/ou internacional e 71 espécies com estatuto de ameaça. Dos habitats mais característicos destacam-se o carvalhal, os bosques ripícolas, as turfeiras e matos húmidos, habitats raros e vulneráveis que se desenvolvem em solos encharcados, e os matos secos que ocupam uma extensa parte deste território.