- Início
- O Melhor
- Gastronomia e Vinhos
- "Delicie-se, cozinhe Carne da Cachena!"
A RAÇA, A CARNE E A SUA QUALIDADE
De rusticidade ímpar, a raça Cachena povoa as zonas da alta montanha do território de Arcos de Valdevez, acima dos 800 metros, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, onde a sua dimensão e resistência às condições adversas fazem toda a diferença.
Pastoreando livremente em grupo, em áreas amplas e comuns, vive ao ar livre durante praticamente todo o ano, em estado quase semisselvagem.
Resultante de uma alimentação equilibrada, sustentada nos pastos naturais, nos cereais produzidos na exploração e no clima, o produto ‘Carne da Cachena da Peneda DOP (Denominação de Origem Protegida)’, de qualidade inigualável, assume características muito específicas que lhe conferem uma identidade própria.
A carne é tenra, de cor rósea claro ou pálida e vermelho de claro a escuro, apresentando pouca gordura intramuscular, de coloração branco sujo, de consistência firme, ligeiramente húmida e muito suculenta.
“... SÓ QUANDO DEGUSTAMOS É QUE CONSEGUIMOS COMPREENDER O POTENCIAL DESTE PRODUTO...”
É um produto sujeito a um sistema de controlo e certificação apurado, acompanhado desde o criador até ao consumidor final, assegurando genuinidade
absoluta.
O regime de controlo e certificação é instituído ao longo de toda a fileira produtiva e comercial, sendo cada carcaça ou peça devidamente certificada
através da aposição, pelo organismo de controlo e certificação, da respetiva marca de certificação
A entidade detentora da denominação de origem protegida para a carne da Cachena da Peneda é a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, que sempre teve como estratégia a implementar, o fomento do conceito do consumo do produto no próprio território solar da raça.
A ACRC - Associação dos Criadores da Raça Cachena, é uma Associação, de âmbito nacional, de criadores de bovinos de raça Cachena que tem como objectivos a preservação, melhoramento, criação e comercialização de animais desta raça autóctone.