Encontro com a História
- Início
- Experiências
- Roteiros
- Encontro com a História
O Reencontro com a História em Arcos de Valdevez.
Volte no tempo connosco neste percurso pelo Centro Histórico de Arcos de Valdevez, conheça a nossa Praia Fluvial, o Centro Interpretativo do Barroco, O museu da Água ao Ar Livre , prove uma das 7 maravilhas doces de Portugal e termine no Paço de Giela. Venha sonhar!
Inicie o seu percurso, a pé ou de bicicleta, na Ponte centenaria do Rio Vez cujos arcos contribuiram para o nome da Vila de Arcos de Valdevez. Perca-se pelas ruas do Centro Histórico e usufrua da preservada e valorizada história e das vivências dos seus habitantes ao longo dos séculos. Veja o tempo no nosso Relógio de Água, visite o Centro Interpretativo do Barroco, a porta de entrada da rede do Barroco do Alto Minho. Um lugar onde é preciso deixar-se ficar e envolver-se por séculos de História com recursos à realidade aumentada e virtual. Continue o seu percurso pela história, não deixe de visitar a nossa biblioteca - Casa das Artes, uma casa senhorial. Faça uma pausa no Jardim dos Centenários, um local retemperante e de repouso, ladeado pelas igrejas Matriz e do Espirito Santo, de onde se tem vistas predominantes sobre os telhados da Valeta, a Praia Fluvial e ao longe as serras do PNGP. Continue o seu percurso pelo Centro histórico, visite a capela da nossa senhora da Conceição a Igreja da Lapa, caminhe até a igreja da Misericórdia. Existe desde 1830 em Arcos de Valdevez, uma pastelaria que se mantém desde sempre na mesma família, onde encontramos a receita original dos Charutos dos Arcos um dos 7 doces maravilhas de Portugal e dos emblemáticos Rebuçados dos Arcos.
Escolha um dos nossos restaurantes e almoce calmamente acompanhado por um dos vinhos produzidos na região.
A tarde inicie com um passeio pelo Campo Transladário é um dos pontos nevrálgicos de Arcos de Valdevez, sempre com gente , observe o nosso monumento do Recontro de Valdevez. Passe para a margem esquerda do rio Vez e visite o Museu da Água ao Ar Livre. Aqui irá conhecer a “história do rio vez” ligada à fauna, flora e ecologia do ecossistema ribeirinho, bem como do seu património construído.
Agora, siga em direção ao Paço de Giela, localiza-se a na freguesia de Giela a 3 kms da Vila de Arcos de Valdevez. Foi um edifício privado durante séculos e, desde 1910, está classificado como Monumento Nacional. Reencontre-se com a história no Paço de Giela. Ficará a conhecer o importante momento ligado à formação de Portugal o denominado “Recontro de Valdevez” ocorrido em 1141. A recriação histórica deste episódio marcante e fundador da história nacional que opôs cavaleiros de Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela, acontece todos os anos, no Verão, no primeiro fim de semana de Julho no Paço de Giela. Não esqueça de visitar, no piso inferior, os achados arqueológicos encontrados em vários locais da região, bem como provas da ocupação humana no concelho durante os últimos milénios, assim como demonstra a evolução e história do próprio monumento – da Pré-História à Época Moderna. O Paço de Giela está aberto de terça feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. O bilhete de entrada custa 1 €, sendo gratuito para crianças até os 12 anos.
Aproveite o dia e dê um salto até á vila de Soajo, vila e sede de concelho no início do século XVI e até meados do século XIX . Visite a Eira comunitária, o conjunto de Espigueiros do Soajo, o Pelourinho do Soajo, a Igreja Matriz, junto dos campos, vai apanhar parte da calçada medieval que ainda permanece como caminho. Ao jantar escolha um dos restaurantes situados na Vila de Soajo. Encontrará uma ampla oferta gastronómica, assente na cozinha tradicional de montanha, só terá que escolher o que mais gosta. Mas, não deixe de provar a carne cachena, rainha da mesa dos restaurantes Arcuenses, acompanhada pelo feijão tarreste característicos das serras do Soajo.