São Bentinho de Ermelo o caminho da fé
- Início
- Experiências
- Roteiros
- Caminhos da Fé
- São Bentinho de Ermelo o caminho da fé
Venha com tempo e desperte o desejo de voltar.
Os Caminhos da Fé é daquelas coisas que se podem fazer centenas de vezes na vida e continuar a descobrir coisas novas e surpreendentes. Nunca um caminho será como o outro. Não importa os motivos pelo qual caminha, promessa, aventura ou religião. O que importa é a autorreflexão e a superação que acontece naturalmente durante os dias de caminhada. No final perceberá que o Caminho de São Bentinho é daquelas experiências que impulsiona a seguir com os restantes caminhos da vida!
Siga na estrada N202 em direção a Soajo, faça uma paragem na Porta do Mezio, uma das 5 portas de entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta paragem é o ponto de partida para conhecer os segredos deste território, seja através de uma visita ao centro interpretativo ou, metendo pés ao caminho, com um passeio guiado pelos principais trilhos da região. Descubra as onze mamoas do Núcleo Megalítico do Mezio e se o dia convidar faça um mergulho na Lagoa da Travanca.
Continue na estrada N202 em direção à vila do Soajo. Tenha cuidado com os garranos, assim como as cachenas, andam livres pela serra e passeiam vagarosas pela estrada. A sete quilómetros da Porta do Mezio encontra a Vila do Soajo. Passeie pelas suas ruas estreitas, a calçada medieval, conheça também as suas gentes, as que ficaram, e que em grande parte ainda se dedicam aos afazeres do campo. Almoce num dos restaurantes típicos da Vila do Soajo. A carne de cachena é sem dúvida a especialidade mais popular, seja assada no forno ou uma bela posta grelhada, sempre com arroz de feijão tarrestre a acompanhar, ou não se estivesse em terras de Arcos de Valdevez. Depois de um almoço reforçado vale a caminhada até um dos locais mais emblemáticos de Arcos de Valdevez “São Bentinho de Ermelo” na freguesia de Ermelo, onde os Monges Beneditinos da ordem de Cister deixaram marcas da sua presença nestas paragens, que ainda hoje, faz com que São Bentinho de Ermelo, santo curandeiro para todos os "males ruins," seja um local do culto religioso. Não esqueça, respeitosamente, de tirar o chapéu ao São Bentinho, faça a bênção, beije-o e torne a colocar o chapéu na cabeça do Santo.