Arcos Verão
NATURALMENTE MEMORÁVEL
Um inigualável património histórico e religioso, que se enche de vida e cor nos meses de verão. Arraiais, feiras e recriações históricas que remontam ao berço da nacionalidade, são alguns dos atrativos do destino.
-
PAÇO DE GIELA
Monumento NacionalDesde 1910 que o Paço de Giela é um exemplar notável de arquitetura civil privada medieval e moderna. A sua origem, tal como a do antigo Castelo de Santa Cruz, está profundamente ligada à origem e formação da terra de Valdevez. O espaço é um tesouro patrimonial, num convívio singular entre história e natureza, sendo por tal um dos locais obrigatórios de visita no município e na região.
-
CASTELO DE SANTA CRUZ
O castelo roqueiro de Santa Cruz tem um papel de particular interesse na história local e está intimamente ligado às origens de Arcos de Valdevez. Atualmente é possível distinguir no local traços gerais da antiga estrutura defensiva, para além de um miradouro com uma vista desafogada sobre o concelho.
-
ERMELO
Atualmente o que resta do Mosteiro medieval de Ermelo é a igreja e as ruínas dos claustros e constitui um dos mais emblemáticos casos da nossa arte românica. As origens deste templo são imensamente discutíveis, que corresponde na diferença de um século. Nos primeiros anos do século XII, no governo de D. Teresa, a condessa decidiu fundar um mosteiro de monges beneditinos destinado a albergar as mulheres nobres. A outra perspetiva aponta para uma obra projetada um século mais tarde, com as três naves e cabeceira tripartida, de que ainda restam vestígios. As capelas quadrangulares e a decoração de alguns capitéis e modilhões são temas que se repetem em igrejas tardias do interior Entre-Douro e Minho e a ornamentação das bases das colunas do interior da capela-mor.
-
TRILHOS DE ARCOS DE VALDEVEZ
São mais de 300km que podem ser feitos a pé, de bicicleta, de canoa ou de carro. As possibilidades são múltiplas e a experiência inesquecível. Pode optar por uma caminhada de uma ou duas horas ou aventurarse num percurso de vários dias. Seja qual for a escolha, prometemos uma verdadeira descoberta da essência da natureza, entre o rio e a serra.
-
LAGOAS DA TRAVANCA
PNPGEstas magníficas piscinas naturais do Rio Ázere ficam situadas junto à Porta do Mezio e contam com um acesso facilitado por passadiços de madeira e corrimão de corda. A paisagem no local é verdadeiramente incrível e convida a banhos prolongados ou um piquenique em família.
-
POÇO NEGRO
SOAJO - PNPGO Poço Negro é um cenário indescritível e promove uma total comunhão com a natureza. A cascata dá origem a uma generosa lagoa de água cristalina, rodeada de rochas e vegetação, que fazem deste um local único. O acesso é bastante simples, já que o local fica apenas a 1 km dos espigueiros do Soajo.