A Via Mariana do Soajo à Peneda
- Início
- Experiências
- Roteiros
- Caminhos da Fé
- A Via Mariana do Soajo à Peneda
O Caminho Mariano por terras de Arcos de Valdevez
Inicie, bem cedo, o percurso da 4ª etapa da Via Mariana na Vila do Soajo, a 20kms da Vila de Arcos de Valdevez. Aqui, caminhe pelas ruas estreitas da Vila do Soajo. No centro da aldeia procure a Padaria do Soajo (está numa rua por detrás da Igreja Matriz) onde vende o pão-de-ló de Soajo. Experimente!
Nos campos que rodeiam o centro da vila, a vida continua como no passado, com os agricultores a trabalhar no campo e os pastores a acompanhar o seu gado. Aproveite para conhecer os nossos tradicionais espigueiros de granito cujo o mais antigo foi construído em 1782. Visite uma, das muitas lagoas do Parque Nacional Peneda Gerês, a lagoa do Poço Negro. A 1 km da vila do Soajo visite a ponte da Ladeira com mais de 500 anos.
Ainda que a primeira paragem seja na Vila de Soajo, pondere reservar e almoçar no restaurante da Porta do Mezio. A Porta do Mezio fica a cerca de 10 minutos de carro do centro de Soajo e é também um local com atividades onde pode ter mais informações sobre o que visitar. É uma das cinco portas de entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
À tarde siga pela montanha até o Santuário da Peneda Gerês.
Percorridos de carro os 26 kms entre a Porta do Mezio e o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, na freguesia de Gavieira, em Arcos de Valdevez, reserve tempo para este santuário da Peneda construído em 1875. Diz a lenda que a Senhora da Peneda terá aparecido a 5 de Agosto de 1220, a uma criança que pastoreava por entre aquelas penedias, algumas cabras. Todos os anos, na primeira semana de Setembro, muitas centenas de peregrinos, vindos de toda a região e da vizinha Galiza, acorrem a este local de peregrinação. Inicie o percurso pedestre no parque de estacionamento sobranceiro à Peneda, siga em direção ao Santuário visite a imponente igreja, oiça a banda sonora perfeita, criada pela queda de água ao lado da igreja e o penedo das Meadinhas com a imponência dos seus 300 m de altura. Desça o escadório monumental com cerca de 300 m observando à passagem as 20 capelas que retratam episódios da vida de Jesus. Contemple O Pelourinho na Praça do Calvário.
Se ainda tiver forças, faça o trilho marcado que permite conhecer a Branda de Murço e a Branda da Bordença utilizadas, ainda hoje pelos habitantes da serra de Soajo e Peneda, como núcleos habitacionais temporários cuja origem se prende com a necessidade das populações utilizarem os pastos localizados na serra para alimentar o gado.
Fim de tarde/ noite são várias as alternativas no Centro histórico da Vila de Arcos de Valdevez. Inicie a noite petiscando na Tasca do Delfim, regado com uma colheita de Tinto “Vinhão”. Ou jante em um dos restaurantes e delicie-se com um cozido à portuguesa à moda de Arcos de Valdevez, descubra os segredos no tempero e a paciência no fumeiro dos enchidos.