Florestas Encantadas
-
Início
-
Experiências
-
Roteiros
- Florestas Encantadas
Arcos de Valdevez é um destino grande na sua diversidade e gigante na sua alma, em tempos este foi o celeiro de trigo do Alto Minho. Visite neste percurso miradouros, o parque florestal de Miranda, a aldeia de Cendufe, a cascata do rios Cabrão. Pare numa das nossas quintas e prove os vinho doas Arcos. Dificil será decidir, porque cada vinho conta-nos uma história.
Siga na estrada nacional 303 e visite o miradouro S. Mamede na freguesia de Senharei, o miradouro de Gondião e o núcleo rural de Grijó na freguesia do Rio Frio. Em Vila Fonche encontra o castelo românico de Santa Cruz profundamente ligado à génese das terras de Valdevez.
Por fim, a 10Kms do centro da vila de Arcos de Valdevez, encontra a aldeia de Miranda, situada na margem direita do rio Lima, com uma paisagem soberba. Miranda foi uma das raras localidades minhotas dedicadas à cultura do trigo. Já contou com cerca de 30 moinhos em funcionamento e o pão caseiro era o sustento da sua população. A diversidade de árvores que encontra no Parque Florestal de Miranda , Agrochão, Carvalhal, Cotão, Devezinha, Letrigo e Mangoeiro são alguns dos exemplos que indicam a atividade cerealífera das suas gentes. Entre em contacto com a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Miranda para conhecer o processo de funcionamento de um moinho e da cozedura do pão em forno de lenha. Petisque na Mercearia do Varandas, onde não faltam os tradicionais petiscos desta região.
Já no regresso siga em direção a freguesia de Jolda São Paio pela estrada N202. Visite aldeia de Cendufe, as cascatas do rio Cabrão e siga em direção à foz do rio Vez. Desfrute da paisagem dos nossos vinhedos e não esqueça de provar o capitoso vinho verde casta vinhão. Para o fazer deve marcar com antecedência a visita a uma das nossas quintas.
Já no centro da Vila de Arcos de Valdevez visite um dos nossos restaurantes típicos. São várias as sugestões desde o cozido à minhota, o cabritinho mamão da serra, o arroz de feijão tarreste, com posta da Cachena, as papas de sarrabulho, os rojões, a lampreia e o bacalhau, são sabores que ficam na memória. Para completar a refeição mime-se com um dos 7 doces maravilhas de Portugal os charutos de ovos.
Após o almoço visite o Mercado Municipal, irá encontrar produtos locais num ambiente onde se misturam sons, cores e os Arcuenses. Se a sua visita decorrer num Domingo poderá ouvir as nossas concertinas e aprender a dançar o vira do Alto Minho no campo transladario. Por fim, convidamo-lo a dar um mergulho na nossa praia fluvial, ou então, relaxe no jacuzzi das piscinas municipais.